Estudantes protagonizam celebração dos 151 anos de Cachoeiro

0
Realizadas na manhã deste sábado (24), as atividades em comemoração aos 151 anos de emancipação política de Cachoeiro foram protagonizadas por quem representa o futuro da cidade. Crianças e jovens, estudantes da rede municipal de ensino, mostraram amor pelo município e muito talento desde o desfile cívico pela rua 25 de Março – data da emancipação – até as apresentações culturais que atraíram público expressivo à praça Jerônimo Monteiro.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o desfile desenvolveu o tema “Escola: Potência da vida” e reuniu alunos das escolas Zeni Pires Ferreira e Oswaldo Machado, do Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga e a banda marcial do Tiro de Guerra. A reciclagem e o que os alunos desejam para Cachoeiro foram subtemas abordados.

Na praça Jerônimo Monteiro, o grupo foi recebido pelo prefeito Victor Coelho, pelo vice Jonas Nogueira e outras autoridades municipais, antes do início das performances artísticas dos estudantes.

“Celebrar a emancipação de Cachoeiro é muito importante, um compromisso com o resgate da história, da tradição e da memória do município. Esse é um evento que tem grande simbolismo para nós, cachoeirenses, que gera o envolvimento dos nossos alunos e encantamento nas pessoas, e que precisa ser preservado”, disse o prefeito.

Nas apresentações, brilharam os alunos que são atendidos com atividades extracurriculares, como teatro e balé, no Ciae Newton Braga. Teve texto narrado sobre a história de Cachoeiro e apresentações de dança coreografada.

Depois, estudantes do projetos Novos Talentos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), também entraram em cena para mostrar um pouco do que aprenderam nas oficinas culturais de que participam. Caracterizados de Francisco Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro, e sua esposa, Rachel Coelho – pais dos escritores Newton e Rubem Braga –, dois alunos entregaram uma carta ao prefeito Victor Coelho. Como se tivesse sido escrita por Rubem, a missiva foi lida para o público.

Em seguida, teve apresentação musical, com o coral do Novos Talentos e dos jovens do Ciae Newton Braga, e roda de capoeira com alunos da Associação Mocambos.

Também esteve presente nas comemorações o projeto Pé de Livros, desenvolvido pela Semcult em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com atividades de incentivo à leitura e divulgação da Bienal Rubem Braga 2018.

“Foi um belo evento, que trouxe ao público o que temos trabalhado nas escolas municipais, o resgate e a valorização da história, da arte e da cultura de Cachoeiro. As escolas que participaram do desfile representaram muito bem toda a rede. Parabenizamos e agradecemos às gestoras e a todos os educadores envolvidos nesse trabalho”, disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Campartilhe.

Deixe Um Comentário

Facebook login by WP-FB-AutoConnect
%d blogueiros gostam disto: